Foto: Renan Mattos (Diário)
Os motoristas que costumam transitar pela Rua do Acampamento, na área central de Santa Maria, receberam uma boa notícia no final da tarde de hoje. A pista da esquerda da Rua do Acampamento, no trecho que fica entre a Rua Dr. Turi e a Avenida Medianeira, junto ao Colégio Centenário, foi liberada para a passagem de veículos, assim como parte da calçada naquele local.
Motoristas removem blocos de concreto da Avenida Medianeira
A pista havia sido bloqueada no dia 13 de abril. Isso por conta das ruínas de parte do prédio do Colégio Centenário, que, em 2007, pegou fogo devido a uma sobrecarga elétrica que começou no laboratório de informática. O incêndio destruiu o Edifício Eunice Andrew, construído em 1922. Depois disso, surgiu um debate entre Colégio Centenário, prefeitura e Ministério Público Estadual a fim de encontrar uma resolução sobre o que deveria ser feito com as ruínas.
Para que houvesse a normalização no tráfego de veículos no local bloqueado, a prefeitura fez algumas solicitações à direção do Colégio Centenário, como o recuo dos tapumes que haviam sido colocados no entorno do colégio, invadindo a Rua do Acampamento - os tapumes foram instalados no local por questão de segurança durante a retirada das ruínas -, e a recuperação do asfalto naquele trecho.
- A nossa maior preocupação era uma vala que foi aberta para encaixar o tapume, mas ela foi restaurada e já está em condições. O tempo em que esteve intransitável causou enorme prejuízo a quem costumeiramente passa por ali, mas a situação foi normalizada - disse o Secretário de Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas.
O que abre e o que fecha em Santa Maria nesta sexta durante o jogo do Brasil na Copa
De acordo com a prefeitura, por determinação dos engenheiros da Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana, os tapumes foram recuadas e instalados sobre a calçada, fazendo o isolamento da área no entorno do Instituto Metodista Centenário. A contenção está, agora, a 1m20cm de distância do meio-fio, para dar condições de passagem aos pedestres.